terça-feira, 15 de março de 2011

Proposta para trabalhar a Arte conforme PCN


ARTES VISUAIS

FAZER: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, vídeo, fotografia, historia em quadrinhos, produções informatizadas.

 CRIAR: formas plásticas e visuais( bidimensional e tridimensional).

OBSERVAR E ANALISAR: as próprias produções e as dos colegas.

RELACIONAR: ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbri



 

ARTES VISUAIS: APRECIAÇÃO

Reconhecer e utilizar elementos da linguagem visual: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática...

Experimentar, utilizar e pesquisar materiais e técnicas artísticas (utilizando diversos materiais, lápis, giz de cera, papéis diversos, tintas, argila...) e meios como vídeos, maquinas fotográficas, computadores, celulares...

Conviver com produções visuais nas diferentes culturas;

Identificar os significados expressivos e comunicativos das formas visuais;


Identificar e conhecer técnicas e procedimentos artísticos nas obras;

Discutir, registrar, escrever, sobre a apreciação das imagens;


ARTES VISUAIS: PRODUÇÃO CULTURAL


Observar, estudar e compreender diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos de diversas culturas;

Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida do individuo;

Pesquisar fontes vivas, obras e artistas da região;

 Ler e discutir textos, obras, biografias de artistas;
Reconhecer, valorizar e preservar os bens culturais em forma de documentação e divulgação;

Freqüentar museus, mostras, exposições, galerias, ateliês, oficinas;

Registrar as experiências em escrita e formas visuais;



DANÇA


EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

Reconhecer os diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos, e ossos) e suas funções;


Observar e analisar as características corporais individuais: a forma, o volume, o peso;

Experimentar diferentes formas de locomoção e orientações espaciais;

Experimentar na movimentação as mudanças de velocidade;

Improvisar na dança, inventar seqüências de movimentos criando, inventando e registrando;

Selecionar e organizar movimentos, criando pequenas coreografias;

A DANÇA COMO MANIFESTAÇÃO COLETIVA

Reconhecer e identificar as qualidades individuais de movimento, aceitando o desempenho de cada um;

Improvisar e criar seqüência de movimentos coletivos;

Comunicar e se integrar por meio de gestos;

Criar movimentos em duplas (leve, pesado, rápido, lento, direto, sinuoso, alto e baixo);

A DANÇA COMO PRODUTO CULTURAL E APRECIAÇÃO ESTÉTICA

Reconhecer e distinguir as diversas modalidades de movimentos e os vários estilos de dança;

Identificar e reconhecer a dança com suas concepções nas diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais;

Contextualizar a produção da dança e manifestações culturais de determinada cultura;

Pesquisar fontes de informação e comunicação (em livros, revistas, vídeos, filmes e registro);

Pesquisar grupos de danças, manifestações culturais e espetáculos em geral da realidade e de outras regiões;

Registrar as informações coletadas, organizando documentação de pesquisa e consulta.


MÚSICA

INTERPRETAÇÃO, IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO

Interpretar músicas de maneira individual ou grupal dentro e fora da escola;

Trabalhar com arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos;

Experimentar e criar técnicas relativas a interpretação, improvisação e a composição;

Experimentar e selecionar instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em arranjos composições e improvisações;

Observar e analisar as estratégias pessoais e a dos colegas nas atividades de produção;

Perceber e identificar elementos da linguagem musical exercitando a voz, o corpo e instrumentos disponíveis;

Criar letras de canções, parlendas, raps, etc;

Brincar utilizando jogos, danças, atividades diversas de movimentos dentro da linguagem musical;

ESCUTA ENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MUSICAL

Apreciar e refletir sobre músicas da produção regional e internacional;

Discutir critérios sobre a possibilidade de determinadas produções sonoras serem músicas;

Discutir a adequação da linguagem sonora em contato com jijles, músicas para danças, entre outras;

Perceber as características musicais e as intencionalidades de compositores e interpretes na música;

Discutir as reações explicitar às percepções emocionais do ser humano em relação à música;


A MÚSICA COMO PRODUTO CULTURAL E HISTÓRICO: MÚSICAS E SONS DO MUNDO

Observar os movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas dentro do contexto histórico;

Pesquisar, observando fontes de registros, discos, partituras, seja na comunidade ou em meios de acesso;

Pesquisar, registrar e apresentar músicos com suas biografias e produções nas épocas em que viveram;

Observar e pesquisar as transformações, as técnicas, os instrumentos musicais no decorrer da história da música;

Ouvir e observar os sons naturais e ambientais existentes no meio e suas influencias na vida das pessoas;


TEATRO

COMO EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

Participar em jogos de atenção, observação e improvisação;

Reconhecer e utilizar elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática;

Experimentar e improvisar a partir de estímulos, temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, movimentos físico, imagens e sons;

Pesquisar sobre a utilização de cenários, figurinos, maquiagens, adereços, objetos de cena, iluminação e som;

Pesquisar a utilização e a elaboração de máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral;


O TEATRO COMO PRODUÇÃO COLETIVA

Integrar com os colegas na elaboração de cenas;


Explorar o espaço de encenação individual e grupal;

Conhecer o papel de interação do autor dom o público;

Observar e analisar os trabalhos feitos pelos outros grupos;

Analisar e compreender os significados expressivos, corporais, textuais, visuais, e sonoros utilizados no teatro;

Criar textos para encenar com o grupo;

O TEATRO COMO PRODUTO CULTURAL E APRECIAÇÃO ESTÉTICA

Analisar as diversas manifestações do teatro como produções e concepções;

Analisar e apreciar as diferentes manifestações do teatro na região;

Conhecer as diferentes formas de manifestações do teatro como: Teatro de palco, circo de bonecos, manifestações populares, teatro de rua;

Conhecer e identificar o teatro em outras culturas e épocas;

Pesquisar leituras, textos dramáticos e fatos da história do teatro;

Pesquisar sobre o teatro da região;

Registrar em forma de escrita, fotos, vídeos, as pesquisas sobre as experiências observadas;


0 comentários:

Postar um comentário

©2009 Elke di Barros por Templates e Acessórios